Insônia

25 nov

De tempos em tempos ela aparece.

Vai surgindo como quem não quer nada… As vezes com uma preocupação aqui, outra ali, ou vem sozinha trazendo suas próprias preocupações.

É só dar uma passada no Twitter de madrugada para ver quantas pessoas sofrem de insônia hoje. Não vou entrar aqui na questão científica com possíveis causas e curas, mas ela está aí, do seu lado, com os olhos bem abertos prestando atenção no exato momento que você vai dormir. Momento esse que nunca chega e pelo qual você espera ansiosamente. Ansiedade, a irmã gêmea da insônia.

Sempre tive problemas para dormir, eu arriscaria dizer que isso talvez tenha alguma relação com meus excessos de pesadelos, mas isso não vem ao caso, fica como assunto para próximo post (juro que alguns pesadelos tem até trilha sonora).

Acho que lembro quando tive consciência da minha primeira crise de insônia. Foi quando eu tive a brilhante idéia de me manter alerta para o exato momento em que se dorme. Pronto, nunca mais fui a mesma.

Mas minha insônia pelo menos não é constante. É de fases, claro que sempre está ligada a alguma preocupação, seja racional ou não. E aparece do nada. Claro que sempre tenho preocupações, mas coisas que eu lidava bem ontem, hoje passam a me apavorar na madrugada.

E lá estou eu, com os olhos doendo de tão pesados, mas o cérebro ligado no 220. As vezes a fome aparece, mas o cansaço e o medo de despertar ainda mais te impedem de tomar uma atitude.

O primeiro estágio é o o desespero. Fico realmente achando que nunca mais vou dormir e o quanto vou sofrer com o dia de amanhã sonolento. Isso dura uns 3 a 4 dias.

No segundo estágio resolvo usar a falta de sono como horas úteis. É quando escrevo, leio, vejo filmes. Dura uns 2 dias.

O terceiro estágio é se conformar com a insônia até que ela resolva bater em outra porta que não a do meu quarto. Dura mais uns 3 dias. Aí volto a dormir bem e viver como uma pessoa normal.

Enfim, estou no segundo estágio, rumo ao terceiro.

Que a insônia passe e que sonhos bons venham.

Deixe um comentário

